
Na última quinta-feira, o Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu a palestra “Comportamento Empreendedor no Agro”, ministrada pelo instrutor Marcus Vinicius, no Auditório Superior do Departamento de Zootecnia.


Antes da palestra, o diretor do CCAA, Airon José, agradeceu a presença dos alunos e destacou a importância daquele momento para o centro. Ele também fez um reconhecimento ao Sebrae pela parceria.
“É um momento de extrema importância para o nosso centro. Agradecemos aos alunos por estarem aqui e ao Sebrae por caminhar junto conosco nesta iniciativa que marca o início de uma grande jornada para todos nós”, pontuou o diretor.
O encontro marcou oficialmente o início de uma parceria entre o Sebrae e o CCAA, reforçando a relevância da educação empreendedora para o setor agropecuário. Logo em seguida, Airon José passou a palavra para os demais presentes, que reforçaram a importância da união entre as instituições.


Para Marcus Vinicius, a experiência foi enriquecedora.
“Senti-me plenamente acolhido pelos professores e alunos presentes. Foi muito gratificante falar de um tema tão importante quanto ‘Comportamentos Empreendedores’, principalmente neste setor que é o Agro, verdadeiro motor que impulsiona o nosso país. A plateia permaneceu atenta e interagiu sempre que estimulada”, destacou.
Ele ressaltou ainda que a aproximação entre Sebrae e UFS, por meio do CCAA, representa novas possibilidades.
“Quero destacar o início de uma grande parceria. Muitos outros momentos como esse poderão surgir, trazendo informações, experiências e reflexões sobre as profissões que esses jovens seguirão e mostrando que as oportunidades estão aí para serem abraçadas. Assim, poderão atingir seus objetivos pessoais e contribuir para o crescimento do nosso Brasil”, completou o instrutor.


A representante do Sebrae, Aldjane Costa, também enfatizou a relevância da iniciativa.
“Já temos um termo de cooperação com a UFS em diversos campi e cursos, como Administração e Ciências Contábeis. Sempre levamos ações voltadas ao comércio e ao empreendedorismo, mas havia um desejo antigo de fortalecer também o Agro. Este ano, o Sebrae passou a ter uma visão mais ampla sobre a importância do setor para o país, e chegamos até ele a partir da educação, junto ao CCAA”, explicou.
Segundo ela, a palestra representa um primeiro passo.
“Foi muito positivo o primeiro momento do Sebrae com as Ciências Agrárias. Queremos ampliar nossa atuação, levando outras demandas, cursos e oportunidades para os estudantes e também para profissionais que já estão no mercado. Estamos muito felizes e já articulamos novas ações com o conselho e os departamentos, tanto para este ano quanto para 2026”, adiantou.
O evento reforça a proposta de integrar a formação acadêmica ao desenvolvimento de competências empreendedoras, conectando universidade, mercado e sociedade.
Ascom CCAA / Marília Gabriely Nunes Meneses