Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD
Prof. Gregório Guirada FaccioliSuplente
Prof. Leandro Teixeira BarbosaTitular
Prof. Jailson Lara FagundesSuplente

A Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, da Universidade Federal de Sergipe-UFS, foi constituída na forma do Decreto nº 94.664/87 de 23/07/87 (D.O.U. 24/07/87) e regulamentada pela Portaria nº 475/87- MEC de 26/08/87 e da Resolução nº 36/2015/CONSU. É um órgão de assessoramento do Conselho do Ensino e da Pesquisa-CONEPE, para acompanhamento, supervisão e avaliação da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito a: 1.1 Dimensionamento da alocação de vagas docentes nas unidades acadêmicas; 1.2 Contratação e admissão de professores efetivos e substitutos; 1.3 Alteração do regime de trabalho docente; 1.4 Avaliação do desempenho para fins de progressão e promoção funcional; 1.5 Solicitação de afastamento de docentes para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado e 1.6 Liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições, universitárias ou não. É regida por um regimento próprio e constituída por um Presidente e um Vice-Presidente (eleitos entre os membros), uma Secretaria e os docentes representantes de cada centro ou núcleo dos diversos campi da UFS, (titulares e suplentes), eleitos diretamente por seus pares.

Compete à CPPD desenvolver estudos e análises que permitam fornecer subsídios para fixação, aperfeiçoamento e modificação da política pessoal docente e seus instrumentos. As reuniões da CPPD ocorrem quinzenalmente, podendo ser convocadas reuniões extraordinárias. Podem concorrer à representação na CPPD todos os docentes efetivos que pertençam ao quadro da UFS, desde que não exerçam qualquer função gratificada ou comissionada. O mandato de todos os membros é de 03 (três) anos, permitida uma recondução.