Na última terça-feira, 27 de agosto, o diretor do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA), professor Airon José da Silva, acompanhado do vice-diretor, professor Anselmo Domingos Ferreira Santos, e da vice-reitora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora Silvana Aparecida Bretas, visitou o Campus Rural. Os gestores foram recebidos pela chefe do Campus Rural, Marise Stela Paes de Azevedo, e toda sua equipe.



A visita teve como objetivo avaliar a estrutura atual e identificar melhorias para o Campus Rural, dentro da perspectiva de ampliar o uso e o potencial do espaço. O CCAA pretende utilizar o campus da melhor forma possível, aproveitando suas instalações para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e ações voltadas à comunidade.


Durante a agenda, foram apresentados à vice-reitora os espaços e projetos em andamento, como o Laboratório de Biotecnologias da Reprodução, vinculado ao Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe (CBRASE). O local conta com instalações destinadas à manipulação de sêmen e embriões de animais de alta genética, sendo credenciado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para registro e oferta de serviços especializados.
Segundo o professor Anselmo Santos, o laboratório atuará na produção de embriões por meio da tecnologia in vitro, criopreservação de sêmen e outras biotecnologias reprodutivas, oferecendo serviços e inovações para a sociedade sergipana. Além disso, funcionará como centro de pesquisa, ensino e extensão, com planos de atuação em várias espécies.
“Inicialmente, o foco será nos bovinos, mas já temos planejamento para expandir as ações para equinos, ovinos e caprinos”, destacou o professor Anselmo.
o Laboratório terá tambem Inseminação Artificial, voltado à capacitação de alunos e à oferta de cursos regulares para a comunidade. Entre as formações previstas estão inseminação artificial, exames ginecológicos, coleta e inovulação de embriões, ultrassonografia, além de outras práticas ligadas à reprodução animal.



Os gestores também discutiu propostas para ampliar o uso do campus, incluindo ações de plantio e colheita voltadas à doação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a criação de práticas ligadas ao bem-estar e saúde mental.




Ao final, a vice-reitora Silvana Bretas destacou de forma positiva a visita e reforçou a importância de aproveitar melhor o espaço do Campus Rural, considerando-o estratégico para fortalecer o papel da UFS nas Agrárias..
Ascom CCAA / Marília Gabriely Nunes Meneses