Na próxima quarta-feira (19), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) irá sediar a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Coema). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), e da Comissão Organizadora Estadual (COE), da qual a UFS é integrante.
O encontro contará com a presença de representantes de diversas instituições ligadas ao município, ao estado e à sociedade civil, e tem o objetivo de discutir as propostas que foram criadas por todos os municípios sergipanos em suas conferências municipais e escolher dez delas para serem levadas à Conferência Nacional, que acontecerá no mês de maio na cidade de Brasília, no Distrito Federal (DF). Essas propostas abordam a Emergência climática e o desafio da transformação ecológica, e seguem cinco eixos temáticos: (i) mitigação, (ii) adaptação e preparação para desastres, (iii) justiça climática, (iv) transformação ecológica, e (v) governança e educação ambiental. Cada eixo temático terá duas propostas, que serão apresentadas e discutidas pelos delegados, que também serão eleitos para participar da etapa nacional.
O evento possui uma quantidade limitada de vagas para os membros da sociedade civil, que poderão participar como observadores mediante credenciamento no início do evento, às 7h. No entanto, apenas os delegados eleitos nas conferências municipais e os delegados natos poderão discutir e votar as propostas.
Confira a Programação:
Turno da Manhã:
Das 7h às 9h - Credenciamento;
9h - Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência;
9:30h - Formação da mesa institucional;
10h - Palestra de abertura;
10:30h às 11h - Coffee break;
11h - Discussão das propostas dos 5 eixos;
12h - Intervalo para almoço.
Turno da Tarde:
13:30h - Apresentação do texto base e validação das propostas dos 5 eixos;
15h às 15:30h - Coffee break;
15:30h - Eleição dos delegados;
17:30h - Encerramento.
Sobre a Coema
A Conferência Estadual do Meio Ambiente (Coema) é organizada pela Comissão Organizadora Estadual (COE), que é nomeada pelo governo do estado com integrantes indicados pelo órgão responsável pelo meio ambiente, observando-se, na sua composição, os percentuais de representação de setores privados e da sociedade civil na Comissão Organizadora Nacional. A UFS é uma dessas instituições que fazem parte da COE, através da participação dos professores Priscilla Campos, do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura, e Milton Fernandes, do Departamento de Ciências Florestais.
Com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, a Coema será presidida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), e tem o objetivo de contribuir para a difusão do conhecimento sobre o atual cenário climático global e sua agenda política, incorporar as preferências da sociedade em uma agenda de redução compatível com o objetivo mundial de limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC, contribuir para que medidas de adaptação sejam adotadas pelos municípios; incentivar a participação de populações e de territórios em situação de vulnerabilidade climática nos diálogos sobre as medidas de adaptação às alterações climáticas; difundir a transformação ecológica no estado e eleger pessoas para serem delegadas para que estas possam participar da Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA).
A 5ª Conferência Nacional movimenta cidades do país inteiro desde janeiro de 2024. De lá pra cá, foram mobilizados 2.343 municípios em todo o Brasil e 606 conferências já foram realizadas, das quais 568 foram municipais, 37 livres nacionais e uma internacional. Além disso, atualmente há quase dez mil propostas cadastradas na plataforma Brasil Participativo e mais de 11 mil delegados foram eleitos em todo o país na etapa estadual, dos quais 10% participarão da etapa nacional. No caso de Sergipe, 50 dos 75 municípios do estado fizeram suas mobilizações.
Mateus Ferreira - Bolsista