Na última sexta-feira, 13 de dezembro, o Laboratório de Erosão e Sedimentação (LABES) da Universidade Federal de Sergipe celebrou seu vigésimo aniversário com um jantar especial na casa do professor Sandro Holanda. O evento reuniu ex-alunos, pesquisadores, professores e parceiros que fizeram e fazem parte desta trajetória de sucesso.
Em entrevista, o professor Sandro Holanda, coordenador do LABES, destacou a importância deste marco histórico: “Embora o laboratório tenha sido criado em 2004, em 2024 completamos 20 anos de atividades. Vinte anos de pesquisa, extensão e muito trabalho, focados na conservação do solo e da água, manejo de recursos naturais e controle de erosão. Com as mudanças climáticas em pauta, essas temáticas se tornam ainda mais cruciais, pois lidam diretamente com a preservação de recursos vitais como o solo e a água, fundamentais para o desenvolvimento das culturas e a manutenção da cobertura florestal, além de impactarem diretamente o desenvolvimento urbano e a sobrevivência humana.”
O evento destacou o orgulho e a gratidão do professor Sandro e da equipe do LABES por sua trajetória: “É com imensa felicidade que celebramos esses 20 anos ao lado de todos que fizeram e continuam fazendo parte do LABES. Estamos comprometidos em continuar produzindo, inovando e expandindo nossas atividades ao longo dos próximos anos, sempre com foco na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.”
Nós, do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA), agradecemos por fazer parte deste laboratório na qual faz parte de um cursos que compõem o nosso Centro, a Engenharia Agronômica.
Este aniversário não só marca uma etapa importante na história do LABES, mas também renova o compromisso de seus membros em continuar promovendo pesquisa e extensão de qualidade, contribuindo para a conservação de recursos essenciais e o enfrentamento das mudanças climáticas.
ASCOM CCAA/ MARÍLIA GABRIELY NUNES MENESES