Durante a Semana Acadêmica (SEMAC), a Unidade Demonstrativa de Produção Agroecológica (UDEPA) promoveu a vivência "Demonstração de Práticas Agroecológicas e para o Bem-Estar Animal Adotadas no Quintal Produtivo da UDEPA-DZO". O evento teve como objetivo proporcionar a alunos e visitantes externos uma imersão em práticas sustentáveis, visando disseminar conhecimentos e técnicas agroecológicas que podem ser implementadas em quintais produtivos. A iniciativa busca fortalecer a capacitação de pequenos produtores sergipanos.
A vivência contou com o apoio do Grupo de Estudos em Bem-Estar e Ética Animal (BETA), orientado pela professora Dra. Ângela Cristina. O espaço de vivências agroecológicas (EVA) foi dividido em cinco setores: ovinocultura, avicultura, forragens, biofertilizantes e compostagem, além de plantas medicinais e uma estufa.
Dinâmica do Evento
Os participantes foram divididos em dois grupos, que percorreram os setores em intervalos de até 30 minutos cada. Durante o trajeto, os responsáveis por cada área explicaram processos e práticas, respondendo às dúvidas e promovendo discussões. Entre os destaques, estavam a produção e utilização de biofertilizantes, o manejo de aves caipiras e a prática de plantio de ipê-amarelo na agrofloresta. Os visitantes também puderam conhecer de perto o manejo de ovinos, pastagens e capineiras.
Encerramento e Celebração
Ao final das atividades, o grupo BETA organizou um almoço de confraternização seguido de uma roda de conversa, que reuniu agradecimentos e elogios à equipe organizadora. Como gesto simbólico, os participantes foram presenteados com mudas de espada-de-são-jorge, marcando o encerramento do evento com um gesto de cuidado e continuidade.
A vivência reafirma o compromisso da UDEPA em promover o conhecimento agroecológico e fomentar práticas produtivas sustentáveis e éticas para o fortalecimento da agricultura familiar na região.
ASCOM CCAA/ MARÍLIA GABRIELY NUNES MENESES