Qua, 18 de dezembro de 2024, 14:15

Professores do CCAA representam UFS em reuniões para discutir a organização da Conferência Estadual do Meio Ambiente
Os encontros estão acontecendo toda semana às segundas-feiras, na sede da Semac

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem marcado presença em reuniões que estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), para discutir a organização da Conferência Estadual do Meio Ambiente (que terá etapas municipais, estadual e posteriormente, nacional). Os encontros estão acontecendo semanalmente na sede da Semac e os professores Priscilla Campos e Milton Fernandes, dos departamentos de Engenharia de Pesca e Aquicultura e Engenharia Florestal, que são ligados ao Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA), têm representado a universidade.


Registro da reunião que aconteceu no dia 9 de dezembro. (Foto: equipe de comunicação COE/ SEMA)
Registro da reunião que aconteceu no dia 9 de dezembro. (Foto: equipe de comunicação COE/ SEMA)

Além da UFS e da Semac, representantes de várias instituições ligadas ao município, ao estado e à sociedade civil têm comparecido. As reuniões fazem parte de um movimento pensado para colocar em pauta a emergência climática e os atuais desafios da transformação ecológica. Durante os encontros, estão sendo feitas a definição dos membros e do regimento da conferência, documento esse, que irá estabelecer o funcionamento da comissão. Esta, por sua vez, tem o objetivo de organizar duas propostas para cinco eixos temáticos, que foram estabelecidos pelo Governo Federal. São eles:

  • Mitigação;

  • Adaptação e preparação para desastres;

  • Justiça climática;

  • Transformação ecológica;

  • Governança e educação ambiental.

Esses eixos temáticos vão nortear as propostas, que serão apresentadas pelos 76 municípios (que possuem até o dia 26 de janeiro para realizarem suas conferências) e depois, pela conferência estadual (que acontecerá no dia 19 de fevereiro). Ou seja, cada município deverá apresentar seus delegados e suas propostas, bem como a Conferência Estadual. Ao final, das mobilizações (que terá início em 15 de janeiro e término em 15 de março), serão escolhidos 30 delegados para representar o estado na Conferência Nacional, que vai ser realizada em Brasília no mês de maio.

De acordo com a professora Priscilla Campos, as propostas formarão um documento oficial, que consiste em uma carta com as contribuições da sociedade civil e dos governos para a mitigação das mudanças climáticas.

“Esse documento será levado à COP30, que vai ser realizada no Pará, no ano que vem, em um evento de nível internacional em que serão discutidos os novos acordos que serão feitos entre os países signatários, em que terão as orientações sobre como os governantes devem proceder em relação às mudanças climáticas”, explica.


A professora Priscila Campos (que se encontra no centro de camisa branca) é professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS. (Foto: equipe de comunicação COE/ SEMA)
A professora Priscila Campos (que se encontra no centro de camisa branca) é professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS. (Foto: equipe de comunicação COE/ SEMA)

Sobre a Coema

A Conferência Estadual do Meio Ambiente será realizada entre 15 de janeiro e 15 de março de 2025. Com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, o evento tem o objetivo de contribuir para a difusão do conhecimento sobre o atual cenário climático global e sua agenda política, incorporar as preferências da sociedade em uma agenda de redução compatível com o objetivo mundial de limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC, contribuir para que medidas de adaptação sejam adotadas pelos municípios; incentivar a participação de populações e de territórios em situação de vulnerabilidade climática nos diálogos sobre as medidas de adaptação às alterações climáticas; difundir a transformação ecológica no estado e eleger pessoas para serem delegadas para que estas possam participar da Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA).


ASCOM CCAA / MATEUS FERREIRA


Atualizado em: Qua, 18 de dezembro de 2024, 14:25
Notícias UFS