No dia 13 de dezembro de 2024, durante a X Semana Acadêmica (SEMAC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Campus Rural recebeu a terceira edição da Gincana Rural. Idealizado por alunos das Ciências Agrárias, o evento teve como objetivo proporcionar atividades dinâmicas e divertidas, promovendo a integração entre os participantes e uma vivência única no meio rural.



O engenheiro agrônomo e chefe do Campus Rural, Ezio dos Santos Pinto Junior, ressaltou o crescimento do evento desde sua criação, em 2022. Nesta edição, o número de inscritos superou as expectativas, levando à abertura de vagas adicionais para atender à alta demanda. A gincana também ampliou seu público, incluindo discentes de cursos como Administração, Letras, Geografia e Ciências Biológicas, além das Ciências Agrárias. “O mais interessante é que a Gincana permite que estudantes de diferentes áreas conheçam os cursos agrários e o ambiente do Campus Rural. Isso fortalece a integração entre as diversas formações existentes na universidade,” afirmou Ezio.



Realizado em um cenário que remete a fazenda DA ufs/Campus Rural, o evento contou com provas como “Pesa Galinha,” “Cabo de Guerra na Lama,” “Caça ao Tesouro,” “Torta na Cara” e outras atividades que são renovadas a cada edição, garantindo dinamismo e diversão.



A organização da gincana foi liderada pela comissão composta por Leandro Barbosa, Larissa Viturino, Fernanda Souza, Evellin Santos, Keylane Vieira, Ezio Junior, Carlos Berlânio, Gilvan Sant’Anna, Marise Stela, Bianca Barros e Luís Felipe.



Para a aluna Fernanda Souza de Oliveira, do sexto período de Zootecnia, participar da organização foi uma experiência única. “É incrível contribuir para um evento que traz tanto lazer e diversão. A gincana oferece uma oportunidade de sair da rotina da sala de aula, interagir com alunos de outros cursos e criar momentos inesquecíveis. A cada ano, ela se torna mais animada e bem organizada, sempre com um espírito de união e alegria,” afirmou.
O aluno Danilo Helcio Alves Guidice Fraga, do último período de Zootecnia, também destacou a relevância do evento:
“Participar da terceira edição da Gincana Rural foi uma experiência extremamente significativa para mim. Desde a primeira edição, sempre estive envolvido como membro da equipe organizadora. No entanto, neste ano, por ser meu último período na graduação, decidi viver a experiência de uma forma diferente: como competidor. Estar ali, trabalhando em equipe e superando meus próprios desafios, foi surpreendente e enriquecedor. Sou profundamente grato a todos que contribuíram para a organização deste evento incrível, bem como àqueles que ajudaram nas edições anteriores. Meu agradecimento especial vai para minha equipe, Néon, pelo companheirismo e pela união que demonstramos ao longo dessa competição. Foi uma vivência inesquecível!”

A professora Carolina Nunes Bonfim, diretora do CCAA, participou da premiação, entregando medalhas de ouro, prata e bronze às equipes vencedoras. O evento também contou com registros aéreos realizados pelo professor André Quintão de Almeida, com o drone da UFS.
Com o sucesso consolidado, a Gincana Rural é um marco da SEMAC, promovendo integração, diversão e aprendizado. Para as próximas edições, a expectativa é de mais novidades e maior envolvimento da comunidade acadêmica.


ASCOM CCAA/ MARÍLIA GABRIELY NUNES MENESES