Durante o VI Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ENPSSAN) e o I Seminário Internacional de Desenvolvimento de Escala de Insegurança Hídrica Domiciliar, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade McGill, no Canadá, compartilharam suas experiências e estudos sobre a segurança alimentar e hídrica dos povos das águas, com ênfase nas comunidades costeiras. Realizados em setembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os eventos reuniram especialistas para abordar pesquisas e políticas públicas em soberania e segurança alimentar e nutricional no enfrentamento das desigualdades, da fome e das mudanças climáticas. Também foi abordado o tema da insegurança hídrica domiciliar.
A professora doutora Juliana Schober Gonçalves Lima, do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura (DEPAq), que integra o Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) da UFS, destacou que a segurança alimentar das comunidades costeiras depende da preservação dos ecossistemas aquáticos. “No caso do ecossistema manguezal, por exemplo, a segurança alimentar das marisqueiras é diretamente afetada pelos impactos antrópicos, e as mudanças climáticas podem acentuar a insegurança alimentar dessas populações costeiras” afirmou. Juliana enfatizou que, para garantir políticas públicas que assegurem os direitos dessas populações, é necessário entender a relação entre insegurança alimentar e hídrica, especialmente no contexto das mudanças climáticas.
Os estudos, conduzidos em cooperação com o Departamento de Nutrição da UFS, Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS, e a School of Human Nutrition da Universidade McGill, envolvem docentes e estudantes da UFS, CCAA e da McGill. Essas parcerias oferecem uma formação acadêmica enriquecedora para alunos de graduação e pós-graduação, permitindo uma imersão na realidade dos povos das águas de Sergipe e possibilitando o aprendizado com essas comunidades sobre a importância dos ecossistemas aquáticos para sua subsistência.
No VI ENPSSAN, o trabalho intitulado MÃE MARÉ: IMMERSING IN THE FOOD SYSTEM OF COASTAL SERGIPE'S MARISQUEIRAS AND FISHERMEN, apresentado pela estudante canadense Nicole Shaw, recebeu menção honrosa. Conduzido com os pesquisadores e estudantes da UFS Júlia Borges Giudice Monteiro, Lucimara Correia dos Santos e Maria José dos Santos, além dos professores Hugo Ramiro Melgar-Quiñonez, Juliana Schober Gonçalves Lima e Silvia Maria Voci, o estudo relata a vivência de Nicole na região de Itaporanga, onde ela experimentou de perto o dia a dia das marisqueiras e os desafios enfrentados pela comunidade.
A continuidade das pesquisas sobre segurança hídrica e alimentar, planejada para o semestre 2024.2, permitirá que docentes do CCAA e do DEPAq aprimorem as metodologias para estudar as condições de vida e as necessidades dos povos das águas, fortalecendo ainda mais essa parceria entre a UFS e a Universidade McGill.
Informações sobre os eventos
O VI Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ENPSSAN) ocorreu entre 10 e 13 de setembro de 2024, e focou no tema “Pesquisa e políticas públicas em soberania e segurança alimentar e nutricional no enfrentamento das desigualdades, da fome e das mudanças climáticas.” Organizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), o evento atraiu pesquisadores comprometidos com a pesquisa cidadã.
O I Seminário Internacional de Desenvolvimento de Escala de Insegurança Hídrica Domiciliar também fez parte do ENPSSAN, promovendo discussões no Auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, sobre metodologias para medir e abordar a insegurança hídrica nas populações mais afetadas.
A contribuição de pesquisadores do CCAA/DEPAq e da Universidade McGill reforça a importância de ações para a preservação dos ecossistemas e políticas públicas que garantam o direito à segurança alimentar e hídrica dessas populações, alinhando pesquisa científica e compromisso social.
Matéria: Mariana Milena dos Santos e Marília Gabriely Nunes Meneses