No XVI Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o graduando em Engenharia Agronômica, Deivid Soares de Oliveira, sob a orientação da professora Renata Mann, conquistou o segundo lugar na categoria de apresentação oral com o projeto intitulado "Desenvolvimento de Bioinsumos para o Tratamento de Sementes". O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Biofarm e destaca o potencial transformador de soluções biológicas para o agronegócio.
O projeto, resultado de uma Iniciação Tecnológica, nasceu da tese de doutorado de Matheus Emannuel Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Agricultura (PPGAGRI), e representa uma inovação significativa para o desenvolvimento sustentável no setor agrícola. Em experimentos, o bioinsumo, aliado a uma solução patenteada pela professora Renata Mann e pelo Grupo de Pesquisa Genaplant, revelou resultados promissores ao favorecer o crescimento de plântulas de soja, uma cultura essencial para a economia agrícola do país.
“Esse prêmio simboliza o avanço que conseguimos ao buscar alternativas biológicas que impactem a produtividade agrícola de forma ecológica e economicamente viável”, celebrou a professora Renata Mann, ressaltando o papel do projeto no avanço da sustentabilidade.
A pesquisa, que une estudantes, pesquisadores em diferentes estágios acadêmicos e a parceria com a Biofarm, destaca-se por aplicar ciência de ponta para atender demandas práticas, resultando em bioinsumos que podem reduzir o uso de agroquímicos tradicionais e promover um ambiente agrícola mais equilibrado. Este reconhecimento no Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ressalta a relevância da colaboração acadêmica e o impacto positivo que a inovação científica traz ao campo e ao meio ambiente.
Marília Gabriely Nunes Menese ASCOM/CCAA