Nos dias 16 e 17 de outubro, a Universidade Federal de Sergipe sediou o 16° Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EIDTI), evento que homenageou o professor doutor Paulo Roberto Gagliarde, grande incentivador da pesquisa e inovação na área das ciências agrárias e tecnológicas. A edição destacou projetos promissores voltados à biotecnologia e inovação na agricultura.
O momento mais aguardado do evento foi a entrega do Prêmio de Destaque, que consagrou projetos inovadores na modalidade banner. Na categoria banner, o trabalho intitulado de Jisleide Matos "Bioprospecção de microrganismos presentes em plantas tóxicas da região semiárida de Sergipe" conquistou o primeiro lugar na área de Ciências Agrárias. O projeto, orientado pelo professor doutor Paulo Roberto Gagliarde, busca identificar microrganismos com potencial biotecnológico que habitam plantas típicas do semiárido sergipano, com o objetivo de encontrar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento agrícola da região.
Além disso, o trabalho de Guilherme Francis Cardoso da Silva, intitulado "Capacidade de biocontrole dos isolados fúngicos contra fitopatógenos de diferentes culturas agrícolas", conquistou o terceiro lugar na categoria de Ciências Agrárias, modalidade banner. O projeto investiga a ação de fungos isolados na proteção de culturas agrícolas contra patógenos, contribuindo para o controle biológico sustentável e a redução do uso de defensivos químicos.
Durante a cerimônia de premiação, o professor Paulo Roberto Gagliarde não pôde comparecer, e sua esposa, a professora Patrícia Beltrão, do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), recebeu o prêmio em seu nome.
Marília Gabriely Nunes Meneses / ASCOMCCAA