No dia 25 de outubro de 2024, pela manhã, os alunos do curso de Engenharia de Pesca participaram de uma aula prática na Fazenda Água Boa e Canaã, localizadas em Itaporanga d’Ajuda e pertencentes ao grupo Carapitanga. A atividade, que faz parte da disciplina de Construções para a Aquicultura, foi conduzida pelo Dr. Ernesto Domingues, professor da disciplina, com o apoio do gerente geral da fazenda, o Engenheiro de Pesca Thales Veríssimo.
Durante a aula, Veríssimo demonstrou, de forma prática e in loco, técnicas de construção de viveiros semi-escavados para o cultivo do camarão cinza (Penaeus vannamei). Os alunos aprenderam sobre a construção de diques, a angulação dos taludes, a composição ideal do solo e a compactação do material arenoso.
Além disso, foram apresentadas técnicas de construção em concreto armado para comportas, dutos de drenagem, tanques pré-moldados e sistemas de abastecimento utilizando tubulação em fibra de vidro. A aula incluiu uma análise da capacidade de vazão das bombas de abastecimento e técnicas para prevenir a erosão dos diques, por meio do balanço de pressão hidráulica entre os viveiros e o canal de drenagem.
Os alunos também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre licenciamento ambiental, fiscalização e regras de uso da água, aprofundando seu entendimento sobre as práticas necessárias para um cultivo de camarão sustentável.
Marília Gabriely Nunes Meneses / CCAAASCOM