Nos dias 5 e 6 de outubro, o professor Welington Gonzaga do Vale, do departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Sergipe (Deagri/UFS), participou junto com alunos da instituição, da 5ª edição do NASA Space Apps Challenge, uma maratona global de programação promovida há 12 anos pela incubadora da Nasa. O evento foi realizado no Shopping Jardins e contou com 48 horas de intensa atividade, onde os participantes tiveram a oportunidade de solucionar desafios globais reais propostos pela Nasa, com o objetivo de identificar talentos que possam utilizar seus dados para gerar impacto positivo.
Neste ano, foram apresentados 20 desafios que abordaram temas que vão desde a exploração espacial até questões ambientais e sociais. Um dos focos centrais foi o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem metas como erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas e promoção de uma educação de qualidade.
A equipe ConfTerm, composta por Juliana Araújo (Engenharia Agrícola), Pedro Vinícius (Ciência da Computação), Gilvanda Moura (Mestrado em Ciências da Propriedade Intelectual), Laryssa Barbosa (Design Gráfico), Rebeca do Nascimento (Letras Inglês) e o Prof. Welington Gonzaga do Vale (Departamento de Engenharia Agrícola), desenvolveram um aplicativo que tem como objetivo fornecer a quantidade ideal de água para culturas agrícolas em tempo real. Para isso, o projeto utiliza dados agrometeorológicos do sistema Nasa Power, projeto da Nasa que disponibiliza dados climáticos em tempo real do mundo todo e que fornece informações essenciais para aplicações em arquitetura, energia e agrometeorologia. A equipe utilizou a API Nasa Power para recuperar dados no formato JSON, que foram então processados para calcular a evapotranspiração.
O projeto então, traz soluções voltadas para a otimização da irrigação, um dos principais desafios da agricultura e da agropecuária. Ele é importante porque permite uma gestão mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios de água e energia, além de promover práticas agrícolas que reduzem impactos ambientais, assegurando padrões de produção mais sustentáveis. Além disso, o monitoramento climático, especialmente dados sobre precipitação e evapotranspiração, ajudam a otimizar o uso da água na irrigação, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos, especialmente em áreas rurais, em que a agricultura é uma das maiores consumidoras de água.
O professor Wellington, que foi o líder da equipe ConfTerm, conta que participar do Nasa Space Apps Challenge foi uma experiência incrível e desafiadora, e conta um pouco sobre os benefícios que o aplicativo desenvolvido traz para o meio agrícola.
“Coordenar pessoas de áreas tão específicas e desenvolver um projeto inovador em menos de 48 horas foi um aprendizado fantástico. A troca de experiências foi enriquecedora e me fez valorizar ainda mais a importância da colaboração e da diversidade de ideias. Foi, sem dúvida, um grande crescimento pessoal e profissional. Além disso, o aplicativo que minha equipe desenvolveu permite que os agricultores façam um uso mais inteligente da água, otimizando sua aplicação e contribuindo para uma gestão sustentável dos recursos, especialmente em áreas rurais, onde a demanda por água é intensa. E é isso que torna o projeto tão importante”, explica.
Para fazer a construção do aplicativo, a equipe se dividiu em três grupos. O primeiro (composto por Welington, Juliana e Gilvanda), ficou responsável por elaborar a documentação, que envolvia a criação de textos comerciais para promover o aplicativo, a descrição das telas sistêmicas e as informações técnicas sobre ele. O segundo (formado por Laryssa e Pedro) desenvolveu o projeto visual, através da escolha das cores, elementos e disposição dos objetos na tela. O terceiro, foi composto por Rebeca, que fez a tradução de toda a documentação que as duas equipes citadas anteriormente enviaram (ao montar o aplicativo, essas informações são submetidas em inglês, assim, a tradução desses conteúdos da tela se faz necessária).
Gilvanda Moura, mestranda em Ciências da Propriedade Intelectual, que foi para o evento a convite do professor Welington Gonzaga do Vale, diz que foi uma experiência enriquecedora.
“Durante os dois dias de evento fiz trocas muito interessantes com a minha equipe, ninguém ficou sobrecarregado e em cada pausa conversamos também sobre vivências além do nosso aplicativo. Acredito que o ConfTerm é um produto de potencial grandioso, com baixo custo e que atinge positivamente tanto o pequeno produtor rural quanto quem tem empresas maiores”, afirma.
Já para a estudante do curso de Engenharia Agrícola, Juliana Araújo, participar desse evento a ajudou a perceber a importância da colaboração interdisciplinar.
“Quando pessoas com diferentes formações e habilidades se unem com um propósito comum, as possibilidades são ilimitadas. Isso me motiva a continuar buscando projetos que unam inovação tecnológica e impacto social. Cada membro da equipe trouxe uma perspectiva diferente e o desafio nos forçou a pensar de forma ágil e criativa. Além de aprimorar habilidades técnicas, como programação e análise de dados, o evento também nos ajudou a trabalhar aptidões como o trabalho em equipe, a resolução de problemas sob pressão e o desenvolvimento de uma comunicação eficaz”, finaliza.
Sobre o Nasa Space Apps Challenge
O Space Apps é uma maratona internacional de inovação que utiliza dados abertos da Nasa para resolver problemas reais, tanto na Terra quanto no espaço. Em Aracaju, o evento é organizado pelo Centro de Inovação Tiradentes. A cada edição, o evento envolve milhares de pessoas ao redor do mundo com o objetivo de desenvolver projetos de formas colaborativas para solucionar problemas globais.
Mateus Ferreira - Bolsista