Entre os dias 21 e 23 de agosto de 2024, o município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, sediou o Seminário de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura Familiar da Região Nordeste. O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, contou com a participação especial dos professores Douglas Costa e Adilson Enes, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Sergipe (Deagri/UFS), a convite do Superintendente do Desenvolvimento Agrário de Sergipe (SFDA-SE/MDA), Roberto Araújo Silva.
O objetivo principal, com esse seminário, foi mapear a oferta e a demanda de máquinas e equipamentos voltados para a Agricultura Familiar na região Nordeste. Durante os três dias de evento, foram discutidas questões cruciais para o setor, como a identificação dos principais atores envolvidos, oportunidades de financiamento e a integração das organizações envolvidas com a agenda do setor.
Outro ponto importante da programação foi a apresentação e o debate sobre uma nova plataforma digital destinada a facilitar o acesso a informações sobre máquinas e equipamentos para a Agricultura Familiar. Esta ferramenta tem o potencial de transformar a forma como os pequenos produtores interagem com o mercado, oferecendo mais transparência e acessibilidade.
A participação dos professores, Douglas Costa e Adilson Enes, foi relevante para o seminário, pois contribuíram com as suas experiências e os seus conhecimentos em engenharia agrícola, principalmente quanto às suas pesquisas na área de máquinas e equipamentos para a agricultura. Assim, a Universidade Federal de Sergipe reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.
A presença dos acadêmicos da UFS no seminário fortalece as relações institucionais e promove a troca de conhecimentos que pode resultar em avanços significativos para a agricultura familiar, não apenas em Sergipe, mas em toda a região Nordeste e no Brasil como um todo.
O Centro de Ciências Agrárias Aplicadas apoia a participação de seus representantes em diversos eventos e, em especial para esse seminário, espera-se que possa render frutos de parcerias em prol do desenvolvimento da agricultura familiar local, ajudando a moldar as políticas e as práticas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor.