Na última terça-feira (13), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participou da primeira reunião do “Fórum Local de Gestão da Pesca do Camarão Marinho”, que aconteceu em Aracaju (SE). O Fórum é uma ação do MPA em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a Universidade Federal de Sergipe e com a Universidade Federal de Alagoas.
Durante a reunião, que contou com representantes das instituições e lideranças do setor pesqueiro, foi apresentado o histórico da construção e recomendações para um manejo da pesca do camarão marinho de forma eficiente e sustentável. Além disso, houve a formação da composição do Fórum; debate das medidas sugeridas pelo grupo técnico e comunidades pesqueiras; e recomendações de mudanças para a Instrução Normativa de número 14/2004, do MMA, que disciplina o ordenamento da pesca de camarão marinho nos estados de Alagoas, Sergipe e no extremo norte da Bahia. Após 20 anos de vigência, o setor pesqueiro solicitou a revisão desta norma, que será revista pelos Ministérios.
Para isso, foi criado um grupo técnico-científico, que apresentará as recomendações para a sustentabilidade da pesca de camarões com redes de arrasto nas regiões. O Fórum irá auxiliar o Governo nessa tomada de decisão sobre a nova norma que disciplinará o arrasto de camarão marinho nesses estados.
Categoria