Qui, 21 de março de 2024, 15:48

Evento da UFS orienta alunos sobre formatura e mercado de trabalho
Iniciativa envolve os cursos do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas
Iniciativa ocorre no Auditório do Departamento de Zootecnia. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS).

Teve início nesta quarta-feira, 20, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o evento ‘Formei, e Agora?’. A iniciativa, que prossegue até amanhã, 21, ocorre no auditório do Departamento de Zootecnia, sob a organização do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA). Para a diretora do centro, Carolina Nunes, o momento é muito interessante para orientações aos diversos alunos do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas e também para o compartilhamento de experiências acadêmicas e profissionais.

Professores e gestores da UFS participaram da mesa de abertura. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Esse evento é organizado pela empresa Júnior, na verdade, não apenas uma empresa Júnior, mas as empresas juniores do CCAA, uma iniciativa que tem todo o nosso apoio. A ideia é trazer profissionais que já estão no mercado de trabalho, para mostrar, falar o que estão fazendo em áreas diversas dos cursos das agrárias, e também dos conselhos que atendem aos nossos profissionais. Há também um palestrante de empreendedorismo, que é uma outra saída para quem vai formar”, resumiu.

Carolina destacou também a divulgação, durante o evento, de um documento informativo para quem está se formando. “Preparamos um manual com relação à parte de atividade acadêmica, o que os alunos precisam fazer, porque, às vezes, o aluno termina o curso, acha que se formou, vai embora, mas não concluiu etapas importantes, não colou grau, não cumpriu requisitos essenciais”, explicou.

Carolina Nunes responde pelo Centro de Ciências Agrárias Aplicadas da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Experiências

A iniciativa engloba os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Zootecnia e Medicina Veterinária. Egressa da UFS - da graduação e do mestrado - a zootecnista Larissa Queiroz, doutora em Zootecnia, foi uma das palestrantes. Desde 2019 ela atua realizando consulta nutricional de cães e gatos.

“Fui convidada para falar de parte da minha formação, do motivo de ter escolhido a nutrição de cães e gatos, qual caminho estou trilhando. A minha expectativa é realmente mostrar a realidade, que não é fácil, mostrar toda essa trajetória, mostrar que é possível, no caso da zootecnia, atuar com cães e gatos, não achar que isso é apenas para a medicina veterinária. É importante mostrar isso para o pessoal que tem vontade de atuar na área. Tem que buscar, não ter medo, achar que é só porque se formou que já está tudo certo, quando na realidade é preciso batalhar muito para de fato atingir os nossos objetivos”, afirmou Larissa.

Zootecnista Larissa Queiroz atua com nutrição de cães e gatos. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

De acordo com a diretora-presidente da Empresa Junior em Zootecnia (Zoopec), Rafaela Santana, uma das idealizadoras do evento, a ideia principal é tirar dúvidas e trocar informações com profissionais. “Pensamos no evento justamente para os formandos, para tirar dúvidas que muitos ainda têm com relação ao processo, trocar um pouco de informações com os profissionais já formados nas ciências agrárias e que estão atuando em suas áreas, falar um pouco também sobre empreendedorismo. Vamos ter aqui mesas redondas com os representantes dos conselhos, então é um evento que tenta trazer um pouco de tudo aquilo que temos fora do meio acadêmico, não só para os formandos, mas para qualquer discente que precise esclarecer suas dúvidas”, pontuou Rafaela.

Uma das idealizadoras do evento é a diretora-presidente da Empresa Junior em Zootecnia da UFS, Rafaela Santana. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Presenças

A abertura do evento contou com a presença do pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard; do coordenador geral de pós-graduação da UFS, Gladston Arruda; do professor coordenador da Empresa Junior em Zootecnia (Zoopec), Claudson Brito; do professor orientador da Liga Acadêmica do Agro Sustentável, Sandro Holanda; do professor coordenador da Empresa Junior Florestal, Mário Jorge Campos, e do professor do Departamento de Medicina Veterinária, Anselmo Ferreira.

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 21 de março de 2024, 15:55