Seg, 19 de fevereiro de 2024, 11:19

Professora do CCAA participa de pesquisa realizada em alto mar sobre recifes de coral em Sergipe
Expedição ocorreu em parceria com o ICMBIO e Bombeiros
Foto: divulgação ASCOM/CBMSE

Mergulhadores e guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) atuaram na segurança de uma pesquisa realizada em alto mar sobre recifes de coral no Estado. Também foram disponibilizadas embarcações e equipamentos para a expedição, que aconteceu no dia 23 de janeiro em Aracaju, realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

“O Corpo de Bombeiros deu apoio na logística, com equipamentos de mergulho, transporte com as embarcações, e atuou na segurança aquática da expedição, tanto dentro como fora da água, com mergulhadores e guarda-vidas. Esse tipo de trabalho mostra a confiança que a sociedade tem na nossa instituição”, afirmou o soldado Victor Costa.

A professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS, Priscilla Teixeira, falou da importância da pesquisa. “Fizemos imagens e constatamos um branqueamento de corais, um problema grave ambiental. Isso é muito sério, porque os recifes de coral disponibilizam boa parte do oxigênio para nossa respiração. Precisamos saber o que está acontecendo, o diagnóstico, para depois ver qualsolução nós conseguiremos encontrar para tentar reverter esse problema. Foi um esforço conjunto para que a gente conseguisse estar em alto mar e agradecemos ao Corpo de Bombeiros que foi importantíssimo para essa expedição”, disse a professora.

Publicado por ASCOM/CBMSE

Atualizado em: Seg, 19 de fevereiro de 2024, 13:35