
Entre os dias 13 e 15 de setembro, aconteceu a Expopesca & Aquicultura 2023, evento organizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A feira é considerada o maior evento da cadeia produtiva pesqueira dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia (Sealba) e possui grande relevância para toda a região Nordeste, visto que é realizada com o objetivo de fortalecer o setor pesqueiro e aquícola, debater o cenário deste segmento na região, impulsionar o turismo sergipano, mostrar as potencialidades das áreas, suas perspectivas de crescimento e como elas se encontram em relação ao restante do país.
A Expopesca é resultado do desenvolvimento do setor pesqueiro e aquícola em Sergipe, Bahia e Alagoas e busca consolidar cada vez mais a posição dos estados participantes no mercado nacional de pesca. No que diz respeito à sua programação, o encontro sediou palestras, exposições e debates sobre o setor da pesca e Aquicultura e serviu como oportunidade de networking entre expositores dos três estados.
O evento contou com a presença de alunos e docentes do curso de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) da UFS, que exibiram o que a instituição tem produzido de material e pesquisa para futuras parcerias, no stand promocional da universidade. De acordo com a diretora do CCAA, a professora Carolina Nunes, a presença do centro nesse evento é de extrema importância.
“A expopesca traz o tema ‘Pesca e Aquicultura’ e o nosso estado é o primeiro do nordeste com a produção aquícola, e o quarto do país. A UFS forma profissionais que atuam diretamente na área e ter esses alunos envolvidos e participando de um evento como esse, que envolve também os estados da Bahia e Alagoas, favorece no contato direto com o setor e mostra o que os espera no mercado de trabalho”, afirma a diretora.

No primeiro dia do evento (13/09), a diretora Carolina representou o reitor Valter Santana e a UFS na cerimônia de abertura. Na ocasião, também estiveram presentes outras personalidades e entidades, como a secretária nacional de Aquicultura, Teresa Nelma, o coordenador do evento, Humberto Eng, o secretário de meio ambiente de Aracaju, Prof. Alan Lemos, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Bahia Pesca e entre outras.

Além da cerimônia de abertura, a diretora participou de um painel no dia 14 de setembro, momento em que realizou uma apresentação sobre saúde e nutrição de organismos aquáticos.

Para a professora, a participação da universidade em eventos como esse não só contribuem para a formação dos alunos, como também cria laços entre a instituição e empresas que atuam no setor. “Sabemos da importância da Universidade estar próxima da sociedade e instituições para parcerias significativas”, conclui.
A professora Kátia Freire, chefe do Depaq e coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, afirma que o evento serviu como uma grande oportunidade para que o público presente pudesse conhecer as diferentes áreas de atuação que um engenheiro de pesca pode atuar, e para que pessoas e instituições pudessem debater o desenvolvimento de uma atividade de pesca e aquicultura sustentável no estado. Assim como Carolina, Kátia também comentou a presença dos alunos no evento.
“A Expopesca mobilizou os estudantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Sergipe, que se mostraram bastante comprometidos com o curso e explanaram sobre diversos assuntos da área durante os três dias de evento”.

