
No dia 28/07, foi realizada na Praça da Matriz da cidade de São Cristóvão, a Feira do Agricultor. A convite da Diretoria de Agricultura da prefeitura, a equipe do Campus Rural e integrantes do grupo de Estudos em Bem-estar e Ética Animal (Beta) marcaram presença no evento, levando um pouco da Universidade para o público. Na oportunidade, técnicos e discentes interagiram com moradores e produtores do povoado Cabrita, trocaram conhecimentos sobre práticas agroecológicas e ampliaram os horizontes para futuros projetos.
No stand da Universidade, foi montada uma estrutura que consistia em falar sobre plantas forrageiras, uma demanda solicitada pelo órgão da prefeitura. O momento também serviu para falar sobre a adubação orgânica e a vermicompostagem, com o auxílio do grupo Beta, representados pelos discentes Danilo Guidice e Lara Jaciuk.

Segundo o Diretor de Agricultura, Anderson Cardoso, essa parceria fortalece tanto a instituição quanto o desenvolvimento local, impulsionando a economia e promovendo o bem-estar das comunidades rurais. “Juntos, estamos criando um espaço onde a diversidade de produtos agrícolas e a troca de conhecimentos enriquecem os eventos, beneficiando produtores, consumidores e toda a sociedade”, disse o responsável pela pasta.

Para a aluna do curso de Zootecnia, Lara Jaciuk, estar presente no evento foi uma experiência enriquecedora. Isso porque a jovem teve a oportunidade de falar sobre as experiências que são desenvolvidas no Espaço de Vivências Agroecológicas (EVA), local onde é realizada a prática das pesquisas que são realizadas pelo Beta. “Nós apresentamos as pesquisas que desenvolvemos o tempo todo. Assim, eles (os produtores) têm esse acesso ao que é produzido na universidade e a gente tem contato com a experiência cultural desses agricultores”, afirma a estudante.

Lara conta que aproveitou o evento e levou uma garrafa de vidro contendo biofertilizante, que segundo ela, é um adubo natural que é descartado na agricultura e na agroecologia em geral. “A gente descobriu no manejo que o biofertilizante é ótimo e que pode ser diluído tanto na regagem normal quanto na irrigação. Ele aumenta a oferta de nutrientes no solo para planta e por isso achamos interessante levar para lá, porque o produtor nem sempre sabe que aquilo serve para alguma coisa”, finalizou.
Segundo Anderson Cardoso, a feira é realizada uma vez por mês desde dezembro do ano passado e tem o objetivo de dar visibilidade aos produtores locais, além de ser fundamental para proteger a agricultura familiar, preservar tradições e promover o crescimento sustentável em nossa região. “Nossos produtores têm se esforçado para trazer aos nossos consumidores, produtos variados, de qualidade e saudáveis, com preços justos, gerando assim negócios que trazem renda para essa parcela da população que necessita de mais atenção”, pontuou.
Mateus Ferreira e Ronicleiton Paixão - Bolsistas


