Ter, 21 de junho de 2022, 08:01

Indubrasil comemora liberação de verba de R$ 1 milhão de reais para Centro de Biotecnologia em SE
Será construído o Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal no Campus Rural da UFS
Noticia 1

Por Márcia Benevenuto

*Matéria publicada na Revista ABCZ, edição 114, de Julho/Agosto/Setembro de 2021.

Com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e da Associação dos Criadores de Indubrasil (ABCI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) garantiu a liberação de verba para a construção do Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe (CBRepA), que funcionará no Campus Rural da universidade. Com um valor total de aproximadamente R$ 1 milhão para a construção, o Centro fornecerá suporte às aulas práticas dos cursos de graduação das Ciências Agrárias, fomentando a melhoria qualitativa da produção animal e o aumento a rentabilidade de propriedades rurais se valendo de várias raças e espécies adaptadas ao meio ambiente da região, ente elas a Indubrasil.

O presidente da ABCI, Roberto Fontes Góes, representando também o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, participou do evento que anunciou a assinatura da emanda liberada pelo deputado sergipano Laércio Oliveira. O recurso abrange o valor total da obra e expectativa é a de ter uma maior eficiência produtiva associada ao uso de biotecnologias da reprodução animal em curto prazo. "Ficamos muito entusiasmados com esse projeto. O fato do Centro auxiliar os estudantes em suas aulas práticas e contribuir para a formação e treinamento dos profissionais que posteriormente vão atuar no setor Agro de Sergipe com muito mais conhecimento e qualidade é um ganho de extrema relevância. Só isso já seria o bastante, porém entendemos que a realidade de ter o laboratório local para atender a demada de serviços de produção assistida por parte dos pecuaristas da região pode transformar nossos rebanhos e promover o melhoramento genético animal de forma mais intensa e rápida", resumiu Góes.

A solenidade, no Campus Rural da UFS, foi realizada no início do mês setembro com a presença do reitor da UFS, Valter Santana, do diretor do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) da UFS, Veronaldo Oliveira, e demais representantes de produtores, associações de raças, entidades públicas e privadas na área da agropecuária, como MAPA, Embrapa, Fapitec e Sebrae. O público teve a oportunidade de conhecer de perto a planta de construção e o projeto arquitetônico.

Para o reitor da UFS, o CBRepA servirá também como um ambiente de capacitação permanente de mão de obra qualificada e especializada. "A UFS,nesse novo momento, está querendo cada vez mais se aproximar da sociedade por meio de projetos de extensão, e principalmente da inovação, trazendo resultados que possam contribuir para o desenvolvimento do estado. O apoio, com a liberação da emenda que possibilitará essa construção, é fundamental, para que possamos efetivamente construir os espaços e ofertar os serviços. Sem dúvidas é um projeto transformador", pontuou Valter Santana.

Cronograma

O próximo passo será o de encaminhar o projeto para licitação e, pela previão inicial, até o final de 2022 a estrutura deve ser inaugurada. "Além do ensino, pesquisa e extensão, o Centro terá o importante papel de passar as tecnologias para os produtores não só de Sergipe, mas também de outros estados próximos. Os produtores vão poder fazer desde o mas simples em termos de melhoramento genético, tendo acesso a cursos de inseminação artificial de bovinos, caprinos e ovinos, até as biotecnologias de ponta, como transferências de embriões e fecundação in vitro. É um marco para o Nordeste", comemorou Veronaldo Oliveira.


Solenidade na UFS reuniu autoridades regionais do Agro (Foto: Schirlene Reis)
Solenidade na UFS reuniu autoridades regionais do Agro (Foto: Schirlene Reis)
Atualizado em: Ter, 21 de junho de 2022, 09:02
Notícias UFS